domingo, 5 de agosto de 2007

Como se proteger quando utilizar uma Caixa MultiBanco

* Tente evitar a utilização de uma caixa Multibanco (ATM) sozinho. Leve alguém consigo ou use somente a caixa quando estiverem outros utentes por perto.

* Se possível, não utilize as caixas depois de escurecer. Se tiver necessidade use uma que seja bem iluminada sem arbustos densos por perto.

* Quando se aproximar de uma Caixa MB olhe à sua volta. Se vir alguma coisa que o deixe preocupado ou alguém com um ar suspeito, não pare. Use outra Caixa noutro local ou volte mais tarde. Informe as autoridades.

* Tenha o seu cartão de crédito e outros quaisquer documentos que precise à mão quando se aproximar de um ATM. Enquanto está a remexer na mala ou carteira, você torna-se uma presa fácil para os ladrões.

* Se o ATM estiver a ser utilizado por alguém antes da sua chegada, evite estar logo atrás deste. Dê-lhe espaço suficiente para realizar a sua transacção em privacidade.

* Mesmo durante a utilização do ATM, mantenha-se alerta ao ambiente que o rodeia. Olhe para cima e à volta de vez em quando enquanto efectua a sua operação.

* Proteja o seu Número de Identificação Pessoal (PIN). Não introduza o PIN se alguém conseguir ver o ecrã. Esconda o seu código pessoal de curiosos utilizando o seu corpo.

* Quando terminar a sua operação, tenha a certeza de que tem em sua posse o seu cartão e o recibo, deixando o local imediatamente. Evite contar ou mostrar grandes quantidades de dinheiro.

* Quando sair do local, esteja atento. Mantenha-se alerta a algo ou alguém com um ar suspeito. Se pensa que está a ser perseguido, vá para uma área que tenha muita gente e chame a polícia





Nenhum comentário:

Google